Design Editorial

¿Hay en Portugués?

¿Hay en Portugués? é uma publicação de arte com edições produzidas anualmente em seminários temáticos ministrados pela professora Dra. Regina Melim no PPGAV do Centro de Artes da UDESC, desde de 2012. O objetivo da ¿Hay? é difundir textos de arte contemporânea que até então não foram traduzidos ou publicados no Brasil. No ano passado a publicação recebeu o reconhecimento do Programa de Estímulo às Artes Visuais da FUNARTE.

Participei da equipe realizadora da primeira edição (número zero) dessa publicação, quando criei a marca e o projeto gráfico editorial. Até hoje acompanho virtualmente as adaptações de cores, papéis e manchas gráficas criadas pelas novas equipes a cada edição, com a renovação dos estudantes que participam dos seminários.

DSCN0190

DSCN0197

DSCN0193

DSCN0195

DSCN0192


Translitorânea, de Andrea Eicheinberger

A exposição Translitorânea, da artista e fotógrafa Andrea Eichenberger, aconteceu no MESC, em Florianópolis, SC, e foi contemplada pelo Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais, Ministério da Cultura, 2014. Translitorânea, ou BR-101, é a rodovia federal que acompanha o litoral brasileiro, cortando o país de norte a sul.

Além das fotos que a artista fez em sua viagem por essa estrada, impressas em formato de cartão postal, o catálogo da exposição traz também um mapa que mostra todo o trajeto percorrido por ela e indica cada cidade onde parou para capturar suas fotos.

Minha participação no catálogo ficou na diagramação, na montagem desse mapa e na finalização do trabalho gráfico iniciado pela artista.

Arte final para catálogo de exposição da fotógrafa Andrea Eichenberger.

Diagramação e arte final para catálogo de exposição fotográfica.

translitoranea_02

translitoranea_03


Mar de Dentro, de Lela Martorano

A exposição Mar de Dentro, da artista plástica e fotógrafa Lela Martorano,  foi apresentada em 2013 pela Fundação Cultural BADESC, e fez parte do projeto Olhos d’Água, patrocinado pelo Governo de SC por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural).

Meu trabalho nesse catálogo foi fazer projeto gráfico editorial, a diagramação, a finalização e a produção gráfica. Na exposição Lela imprimiu suas fotos em lambe lambes enormes, colando-os diretamente nas paredes, como se as paredes do espaço expositivo fossem muros urbanos. O catálogo precisava mostrar essa linguagem visual, com todas as texturas criadas pela artista.

DSCN0199

DSCN0201

DSCN0203

DSCN0205

DSCN0214

DSCN0210

DSCN0211


Sommer

Para o inverno de 2005 o renomado estilista brasileiro Marcelo Sommer escolheu a Gas Multiagência para realizar o seu catálogo de coleção. As fotos foram produzidas na Islândia, a terra gelada da cantora Bjork. Desenvolvi o projeto gráfico sob a orientação de Gastão Campos, owner da agência.


Makenji

A coleção inverno 2002 da marca de moda Makenji teve um catálogo elaborado pela agência SP10, com a contribuição da equipe de design e visual merchandising que a marca mantinha in house, na qual eu atuava.

Foi meu primeiro acompanhamento de produção gráfica em uma grande gráfica off set do estado de SC. Além disso, as artes da capa e das aberturas de capítulo foram criadas por mim.

DSCN4008


Empório Vital

O catálogo de produtos do Empório Vital foi desenvolvido em curso de graduação, em 2006. Foi uma forma de dar continuidade e registrar o projeto realizado em equipe no ano anterior, que pode ser visto nesse site no post Embalagem.

Participei da equipe realizadora do Empório Vital e no ano seguinte desenvolvi individualmente todo o projeto do catálogo, com os conceitos da loja e as descrições de todos os produtos.

DSCN9839

DSCN4287

DSCN4288

DSCN4290

DSCN4292

DSCN4296

DSCN4310